A imprensa regional tem muitas atribuições. O jornalismo está em todos os veículos de comunicação e quem trabalha na área busca sempre informar o público-alvo sobre os fatos gerais, vistos em todos os jornais (impressos, televisivos, radiofônicos e online). O site Observatório da Mídia Regional veicula uma vertente específica do jornalismo que é voltada para os jornalistas, fazendo relatórios e informando sobre como a imprensa se porta na região Nordeste do Brasil.
O site foi criado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e fez parte da linha de pesquisa Comunicação e Processos Sociais do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE, em 2007.
Ao analisar o site, nota-se que foi feito no intuito de divulgar os bastidores dos fatos, ou seja, o jornalismo regional, mostrando como são feitas as coberturas e quais as ações atuais dos veículos de comunicação da região.
O projeto tem ainda como objetivos, criar e fortalecer um novo espaço de diálogo e difusão de conhecimento sobre os sistemas, as políticas de comunicações e a produção midiática e os direitos humanos entre a UFPE, a sociedade civil organizada (ONGs, movimentos sociais, conselhos de direitos humanos, associações de profissionais e de empresas do setor da radiodifusão), bem como com o setor público, Ainda é possível, com o projeto, fomentar ações de leitura crítica dos meios; e produzir acervo com material para pesquisas empíricas e críticas não só na área da Comunicação, mas também de Educação, Direito, Ciências Políticas, Sociologia, Serviço Social, Psicologia e Saúde.
Bons profissionais estão sempre acompanhando os avanços da área em que trabalham e com o jornalismo não é diferente. É preciso se manter atualizado sobre as tendências da profissão, analisar os concorrentes e o veículo em que trabalha (para ver as diferenças, consertar os erros e melhorar), por isso, sites desse tipo têm fundamental importância para os jornalistas, pois servem como mais um meio de “estudo” para crescer na profissão.
Aline Maria
Elany Marques
Manoela Epitácio
Robson Nielson
Nenhum comentário:
Postar um comentário